O prefeito de Jóia, Adriano Marangon de Lima, está em Porto Alegre nessa sexta-feira, onde participou duma importante reunião com o comando estadual da Defesa Civil, para apresentar decreto da situação de emergência e solicitar que o documento seja homologado o mais rápido possível, a fim de auxiliar as centenas de famílias atingidas pelo temporal na última quarta-feira. O chefe do Executivo de Jóia também solicitou ajuda do estado para aquisição de 4700 unidades de telha de fibrocimento para reconstrução das moradias.

Segundo Adriano Marangon de Lima, só para aquisição das telhas o valor estimado é de R$ 220 mil. O prefeito de Jóia não descarta solicitar auxílio para compra de colchão e cobertores para auxiliar as famílias. No total, foram 340 casas atingidas pelo temporal, sendo 43 no interior e as demais na cidade.

Em Porto Alegre, Adriano Marangon de Lima esteve acompanhado de Marcos Mattos, assessor do Salmo Dias de Oliveira, coordenador de assuntos municipais do governo gaúcho. Ambos foram recebidos pelo Coronel Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira e Chefe tenente-coronel Rafael Luft.
Após, Marangon visitou a Secretaria de Agricultura do estado, para tratar do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS), cujo objetivo é harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal.

Data de publicação: 14/07/2023