Prefeito recebeu representantes da Emater nessa terça-feira

O prefeito de Jóia, Adriano Marangon de Lima, acompanhado do secretário de Administração, José Machado, vice-prefeito Vasco Isidro Pillatt, coordenador de Obras do município, Márcio Abreu, recebeu hoje (28) o chefe do escritório da Emater de Jóia, Danisio Tremea e o gerente adjunto regional da Emater, Marcos Bergson dos Santos. Os representantes da Emater falaram sobre as atividades desenvolvidas em 2022 e apresentaram um projeto com ações que devem ser realizadas ao longo de 2023.
Mas a estiagem foi a pauta principal do encontro, já que segundo os representantes da entidade, Jóia é o município da região que mais é prejudicado pela falta de chuva.
Para Marangon, a extensão territorial de Jóia e a má distribuição das chuvas são fatores que contribuem para os danos. No total, o município contabiliza R$ 543 milhões, 595 mil em prejuízos.
Somente na área do leite, são R$ mais de quatro milhões, 547 mil.
No milho silagem as perdas já somam um montante de R$ 10 milhões e 200 mil.
No milho grão sequeiro são R$ 2 milhões 772 mil.
No milho grão irrigado o dano representa R$ 6 milhões 955 mil e 200. O maior prejuízo vem da soja sequeiro, cujas perdas já ultrapassam os R$ 493 milhões.
A soja irrigada contabiliza um dano financeiro de R$ 25 milhões e 200 mil.

Data de publicação: 28/02/2023