Inicialmente os grupos prioritários recebem o imunizante;

A equipe de imunização da Unidade Básica de Saúde de Jóia iniciou na última quinta-feira (23) a vacinação contra a Covid-19 com aplicação da vacina Bivalente (SARS-CoV-2-Original e Ômicron BA.4/BA.5) . O público que vive em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) foi o primeiro a ser vacinado como um dos grupos prioritários.

Para essa nova etapa da vacinação contra o coronavírus a Secretaria de Saúde também passou nesta semana a aplicar o imunizante nas pessoas com 70 anos ou mais. As vacinas bivalentes Pfizer estão recomendadas para pessoas com 12 anos ou mais, que se enquadrem nos grupos prioritários abaixo discriminados:

Fase 1: pessoas com 70 anos e acima, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;

Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade;

Fase 3: Gestantes e puérperas;

Fase 4: Trabalhadores da saúde;

Fase 5: Pessoas com deficiência permanente;

O esquema vacinal aos grupos prioritários será de uma dose da vacina bivalente (reforço) a partir dos 12 anos de idade, para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes.

A vacina será aberta nos turnos da manhã e tarde, sendo que no turno da tarde será disponibilizado um total de dez senhas para que possa ser otimizado as doses do frasco sem desperdício de doses.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 27/02/2023

Compartilhe!