O decreto foi emitido devido a persistência dos efeitos gerados pela estiagem.

A Administração Municipal publicou nesta quinta-feira (29), o decreto de situação de emergência em decorrência da estiagem que atinge o Estado do Rio Grande do Sul. O Vice-prefeito, Vasco Isidro Pillatt, Prefeito em exercício, assinou o estado de emergência, com validade de 180 dias.

O decreto foi emitido devido a persistência dos efeitos gerados pela estiagem, considerando que a falta de chuvas volumosas nos últimos meses aumentou o déficit hídrico.

Até este momento Jóia está tendo um prejuízo na área leiteira de aproximadamente R$ 1.100.000,00 e no milho em torno de R$ 15.500.000,00. Entretanto, o que mais preocupa é a situação da falta de água potável à população do interior de Jóia.

Para amenizar a situação da falta de água, o Município está disponibilizando todo o aparato disponível para minimizar os efeitos da estiagem severa, bem como para assistência e socorro aos afetados. Também está fazendo a entrega de água às comunidades atingidas, e também realizando a abertura de bebedouros para os animais, além da instalação da rede de água nos poços artesianos já abertos.

Data de publicação: 29/12/2022