O cronograma de vacinação nas escolas foi realizado pelas técnicas de enfermagem Elena e Maristela

Terminou nessa segunda-feira (05) o período de atividades relacionadas a vacinação contra o HPV, que aconteceu nas escolas municipais e estaduais de Jóia. A ação foi destinada para meninos e meninas de 09 até 14 anos. As atividades foram realizadas pela equipe de imunização do município e o cronograma de vacinação nas escolas ficou a cargo das técnicas de enfermagem Elena Alves Figueira e Maristela Sost Raimann. Nesse período os alunos foram orientados e receberem importantes informações sobre o câncer de colo de útero e de próstata.
Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, Zandra Elisa Obregon Morais, o câncer de colo de útero é uma doença grave que pode levar a morte e no mundo é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres. No Brasil ocupa o terceiro lugar.

O Ministério da Saúde disponibiliza no calendário de vacinação a vacina quadrivalente contra HPV no SUS- Sistema Único de Saúde para meninos e meninas de 09 até os 14 anos de idade. A vacina previne o câncer de colo de útero nas mulheres e câncer de pênis nos homens. O esquema recomendado para essa vacina é de duas doses, sendo a segunda seis meses após a primeira. É gratuita e está disponível nas Unidades de Saúde durante todo ano. Para garantir adequada proteção contra o HPV é fundamental que as crianças e adolescentes não deixem de completar o esquema vacinal. A vacina é segura e reações locais como dor ou inchaço no local da aplicação ou ainda dor de cabeça são eventos considerados leves e esperados, embora ocorram com baixa frequência.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 05/12/2022

Compartilhe!