O evento reforçou o compromisso de Jóia com a gestão participativa e o controle social

A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Jóia foi realizada na última quarta-feira, 24 de junho, no plenário da Câmara de Vereadores, reunindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da área, gestores, conselheiros e representantes da comunidade para discutir propostas voltadas ao fortalecimento da saúde pública no município.

Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde é Direito de Todos!”, o encontro integrou as etapas preparatórias da 18ª Conferência Nacional de Saúde e promoveu debates sobre a qualificação dos serviços prestados à população, o fortalecimento da Atenção Primária, a valorização dos trabalhadores da saúde e a ampliação do acesso aos serviços do SUS.

A programação contou com palestra da fisioterapeuta Luciane Antes, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Missões), que abordou temas relacionados à promoção da saúde, prevenção de agravos e à importância da participação social na construção das políticas públicas.

Durante a conferência, também foram discutidos os eixos temáticos da 18ª Conferência Nacional de Saúde, incluindo democracia e controle social, financiamento do SUS, defesa da vida diante das emergências climáticas e o fortalecimento do modelo de atenção e gestão da saúde pública.

O evento reforçou o compromisso de Jóia com a gestão participativa e o controle social, destacando a importância do envolvimento da comunidade na construção de um sistema de saúde mais acessível, humanizado e eficiente para atender às necessidades da população.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 25/06/2026

Créditos: Secretaria de Saúde

Créditos das Fotos: prefeitura de Jóia