Os dados informados pela Coordenadoria de Saúde servem de alerta para que a população reforce os cuidados contra o coronavírus.

A 17ª Coordenadoria Regional de Saúde divulgou ontem (02/07) um boletim sobre a covid-19 em nossa região. São 361 casos confirmados, com 03 óbitos.

No relatório repassado para as Secretarias Municipais de Saúde contém uma análise epidemiológica dos casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) notificados entre a 10ª e 26ª semana epidemiológica de 2020, nos municípios pertencentes a 17ª CRS. Em Jóia foram 23 notificações de SG, com uma confirmação positiva e 12 resultados negativos.

De acordo com a Coordenadoria, os sintomas mais frequentes na Síndrome Gripal, apresentados pelos pacientes com resultado positivo, foram: febre, dor de garganta, tosse e dispneia (falta de ar). Já os sintomas na Síndrome Respiratória Aguda Grave foram citados: tosse, febre, dispneia (falta de ar), saturação de oxigênio menor 95%, desconforto respiratório, diarreia e dor de garganta. 21,92% dos pacientes testados positivos não tiveram nenhum sintoma.

Dois dados chamam atenção no relatório, a maioria das confirmações de Síndrome Gripal, foram em homens (55,48%) e nas mulheres 44,52%. Já com relação a idade, adultos de 30 – 39 anos foram os que mais tiveram resultado positivo na nossa região, seguidos pelos de 40 – 49 anos e 20 – 29 anos.

Data de publicação: 03/07/2020