Neste relatório consta quantos atendimentos e exames foram realizados através da Unidade Básica de Saúde do município de Jóia.

A Secretaria Municipal de Saúde de Jóia divulgou o relatório de atividades do ano de 2019. Este levantamento é do período de 01 de janeiro a 28 de novembro de 2019.

Setor Administrativo: Foram autorizados pelo CISA (consultas, exames especializados e plantão médico) o valor total de R$ 390.306,34 (recurso próprio da prefeitura), sendo este valor dividido entre diversos exames, como por exemplo, diagnóstico por ultrassonografia (R$ 44.155,26), diagnóstico por tomografia computadorizada (R$ 40.243,41) e outros diagnósticos em especialidades (R$ 28.900,55).

Foram autorizados 13.366 exames laboratoriais, totalizando o valor de R$ 115.512,82, sendo recurso próprio do município R$ 59.726,32, e R$55.786,50 recurso SUS, aonde recebemos pelo SUS mensalmente o valor de R$5.071,50, como pode ser observado o valor SUS é insuficiente em relação a demanda existente, assim ocorrendo a contrapartida do município.

Considerando toda a dificuldade para realizar o transporte devido que a van da Secretaria de Saúde se envolveu em um acidente no mês de fevereiro, neste ano ficamos apenas com quatro veículos, os quais foram disponibilizados com prioridade para pacientes oncológicos, pacientes que realizam hemodiálise três vezes na semana, gestante de alto risco, acamados ou de acordo com a maior necessidade. Também disponibilizamos “vale-saúde” com o mesmo tipo de prioridade.

Possuímos como município de referência SUS Ijuí, Cruz Alta, Tenente Portela, Palmeiras das Missões, Três de Maio, Passo Fundo, Porto Alegre, Crissiumal, Santa Rosa, dentro outras, muitas vezes coincidem viagens no mesmo dia para estes diferentes locais e, considerando que possuímos as equipes de ESF que também necessitam destes quatro veículos para chegar até os locais mais remotos do município para atendimento, torna-se impossível levar todos os pacientes.

Considerando toda essa dificuldade ainda foram realizadas diversas viagens, transporte sanitário de pacientes, e transporte das equipe, totalizando 374.646 km rodados pelos veículos da saúde neste período.

Unidade Básica de Saúde: o nosso município como os demais municípios da nossa Regional de Saúde estão participando do processo de Planificação da Atenção Primaria à Saúde, o qual justamente tem o propósito de esclarecer para todos que as equipes não são formadas apenas pelo profissional médico e sim por inúmeros profissionais igualmente qualificados para o atendimento ao paciente, sendo assim todos os pacientes são acolhidos, considerando que os pacientes possuem diferente diagnósticos e, portanto necessitam de diferentes tipos de encaminhamentos e assim justamente por isso é realizado o acolhimento com os profissionais da enfermagem a fim de qualificar o serviço e encaminhar para consultas médicas quem necessita.

Foram realizados 16.433 atendimentos individuais, 3.110 atendimentos odontológicos, 25.446 procedimentos individualizados e 34.751 visitas domiciliares e territoriais.

Muito importante ressaltar que neste período também tivemos 59 internações psiquiátricas e 141 consultas psiquiátricas, um número bastante elevado para em razão ao número de habitantes no município.

Farmácia Básica: Possuímos uma resolução n° 459/2017 CIB/RS, aonde consta o valor repassado que é de R$ 5,58 por habitantes ano (união) e R$2,36 por habitante ano (estado). Neste período recebemos o seguinte quantitativo de recurso:

União – R$45.000,00

Estado – R$21.240,00

Recurso próprio da prefeitura – R$166.296,00, assim totalizando R$232.536,00 ficando evidenciado que o município aplica bem mais que o preconizado, e que o recurso passado pela união e estado é insuficiente para a demanda do município.

Pronto Atendimento 24 horas: foram prestados os seguintes atendimentos:

3.151 - Aferição de pressão arterial.

337 - Curativos de Grau II.

165 -  Atendimento pré-hospitalar móvel de salvamento e resgate.

3.954 - Administração de medicamentos na atenção especializada.

8.242 - Quantitativo de pacientes.

25.286 - Atendimento/procedimentos.

Vale ressaltar que o Pronto Atendimento 24 horas deveria ser utilizado pela população apenas em casos de urgência e emergência, e que nos valores acima citados poucos atendimentos configuraram tais casos. Possuímos inclusive um protocolo de classificação de risco, onde a população pode visualizar a forma de atendimento.

Acreditamos que mesmo mediante as dificuldades enfrentadas como: atrasos nos repasses dos recursos, falta de veículos de transporte, quantitativo reduzido disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), devolução de recursos, o ano de 2019 foi muito produtivo, e a população obteve acesso aos serviços de saúde essenciais.

Para o ano de 2020 esperamos conseguir suprir ainda mais as demandas essenciais para a população Joiense bem como alcançar as metas propostas e assim qualificar a Saúde de Jóia!

Data de publicação: 30/12/2019