A Administração Municipal se reuniu com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e a Emater, para discutir a situação da estiagem que se prolonga e preocupa a todos.

Nesta quarta-feira (25/11), a Administração Municipal, juntamente com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e Emater, realizou uma reunião com o principal objetivo de discutir a situação da estiagem que se prolonga e preocupa a todos.

Nesta rodada de debate foi destacado que o lençol freático está muito baixo, causando estragos a muitas bombas de poços artesianos. Foi constatado que o consumo de água é muito grande, com isso será feito um trabalho de sensibilização, para o uso racional da água, tanto no interior quanto na cidade.

Foi discutido também sobre a importância de uma nova reunião, com a presença de lideranças da comunidade, principalmente dos Sindicatos, órgãos importantes para mobilização e orientação dos agricultores, assim como outras entidades que vierem se somar ao grupo.

A situação é preocupante em todas as áreas econômicas e social do município, mas na bacia leiteira está se agravando, pois a pastagem está deficiente, e a silagem e o feno armazenados não serão suficientes para passar o verão, preocupando o agricultor com o rebanho para a estação do inverno. Outra área que preocupa e vem apresentado prejuízo é cultura do milho.

Se não houver uma precipitação pluviométrica suficiente nos próximos dias, a Administração não descarta a possibilidade de decretar Situação de Emergência. Para isso se concretizar a Administração deve seguir as orientações e normas da Defesa Civil, para as quais o município já está providenciando os documentos.

Data de publicação: 25/11/2020