O Departamento de Fiscalização Ambiental realizou vistorias no município e constatou descarte de lixo irregular.

Após vistorias realizadas no município de Jóia pelo Departamento de Fiscalização Ambiental, constatou-se uma série de locais onde diversos tipos de resíduos foram encontrados depositados de forma irregular.

Para que a fiscalização ambiental seja efetiva, sua ação implica na colaboração da COMUNIDADE quanto à correta separação do lixo e sua destinação final. Em conversa com moradores próximos aos locais verificados, ambos se comprometeram a seguir as orientações repassadas de modo a evitar que este CRIME AMBIENTAL seja cometido.

Temos um grande desafio pela frente, que não se resume apenas à educação ambiental em si, mas sobretudo ao exercício da cidadania. Portanto pedimos a compreensão da população neste sentido para que cada um faça sua parte!

Você é responsável pelo lixo que produz, no entanto temos alternativas para melhorar o futuro e estamos organizados assim:

LIXO DOMÉSTICO:

- O que fazer? Embalar adequadamente e separar o lixo seco do úmido.

- Quando? Recolhimento todas as TERÇAS-FEIRAS, QUINTAS-FEIRAS E SÁBADOS.

ELETROELETRÔNICOS:

- Onde entregar? No Ecoponto da Prefeitura Municipal de Jóia.

- Quando? Todas as TERÇAS-FEIRAS.

RESTOS DE VEGETAIS (galhos de podas, folhas...):

- O que fazer? Avisar o secretário de obras para o recolhimento.

- Quando? Todas as SEGUNDAS-FEIRAS.

METAIS:

- Onde entregar? No Ecoponto da Prefeitura Municipal de Jóia.

- Quando? Todas as TERÇAS-FEIRAS.

LÂMPADAS:

- Onde entregar? Entregue sua lâmpada no estabelecimento onde adquiriu a mesma.

VIDROS:

- Onde entregar? No Ecoponto da Prefeitura Municipal de Jóia.

VOLUMOSOS (sofá, cama, armário, balcão):

- O que fazer? Devem ser desmanchados e suas partes destinadas corretamente.

RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL:

- O que fazer? Avisar o secretário de obras, para que os resíduos sejam recolhidos, desde que não tenham outros materiais misturados (plásticos, papelão, ferro, madeira).

- Quando? Recolhimento todas as QUARTAS-FEIRAS.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

(55) 3318-1300 / Ramal 207

Fonte: Departamento de Fiscalização Ambiental