O óbito aconteceu no dia 9 de abril e foi confirmado nas últimas horas.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou, na noite desta quarta-feira (12), a quarta morte por dengue no Rio Grande do Sul em 2023. A vítima é um homem de 23 anos, morador de Joia, que tinha síndrome de down, obesidade e cardiopatia. O óbito aconteceu no dia 9 de abril e foi confirmado nas últimas horas. Hoje o municipio contabiliza 200 casos de dengue. Diante do cenário, a Secretaria de Saúde pede encarecidamente mais contribuição da comunidade, para que auxilie o trabalho dos profissionais, que muitas vezes se colocam em risco para evitar a proliferação da doença. Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Zandra Obregon Morais, a maioria da comunidade tem recebido bem os agentes, porém, existe uma parte da população joiense que se recusa a deixar os profissionais adentrar as residências, impossibilitando o trabalho. Manter os pátios limpos e evitar o acúmulo de água em recipientes são as principais formas de evitar que a doença siga avançando no municipio, segundo Isadora Fontana, titular da Secretaria de Saúde. Além dos 200 casso confirmados, Jóia tem mais 360 notificações e 160 pessoas aguardam resultado de exames.

Data de publicação: 13/04/2023