Prefeito de Jóia se reuniu com o Tenente-coronel Santiago Soares Dias de Castro para debater o assunto.

O Prefeito Adriano Marangon de Lima esteve em reunião, nesta terça-feira (07), com o Tenente-coronel Santiago Soares Dias de Castro, na sede do governo no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

Na ocasião, o Prefeito de Jóia relatou as dificuldades enfrentadas, reforçou o pedido de homologação do decreto e ainda solicitou auxílio no combate aos efeitos da estiagem. O governo do Rio Grande do Sul deve na próxima semana anunciar ajuda aos municípios em situação de emergencia.

A Prefeitura de Jóia está investindo na melhoria das redes hídricas e em novos reservatórios de água. Também está oferecendo a abertura de bebedouros para o gado, porém, com o longo período sem um significativo volume de chuvas, os bebedouros abertos não estão acumulando água. Por essa razão, além de levar água de caminhão para consumo humano, também já está sendo levado água para consumo animal em algumas propriedades.

O Município de Jóia, que tem sua econômia baseada principalmente na agricultura, contabiliza os prejuízos com os severos efeitos da estiagem, que pelo segundo ano consecutivo castiga nossa região. O prejuízo financeiro em Jóia é superior a R$ 414.117.600,00 até o momento, segundo levantamento da Emater. A prefeitura decretou situação de emergência, que já foi reconhecida pela União e deve ser homologada pelo governo gaúcho nos próximos dias.

Data de publicação: 08/02/2023