Projeto é inovador e deve ser levado a outras cidades gaúchas

O município de Jóia integra uma iniciativa inovadora, coordenada pelo médico radiologista Guilherme Heuser, em parceria com a Secretaria de Saúde de Jóia. Trata-se dum monitoramento prévio de fumantes com a finalidade de encontrar diagnósticos precoces de câncer de pulmão.

Esse projeto surgiu de uma maneira inusitada, através do rádio. Eu estava ouvindo rádio e ouvi o chamamento do Dionei (Lewandowski, farmacêutico do município de Jóia e atualmente vereador) para o grupo de tabagismo do município. Esta foi uma atividade da qual já participei em Rio Grande, durante a minha formação. Além disso, nós já tínhamos desenvolvido a parte teórica de um projeto de rastreamento de câncer de pulmão em pacientes fumantes na Unijuí. Assim, nós colocamos em prática esse projeto lá no município de Jóia. A iniciativa consiste em buscar pessoas fumantes pesadas, ou seja, que fumam mais de 30 maços/ano, com mais de 50 anos e que tenham condição de se submeter a cirurgia, porque essas pessoas têm chance muito maior de ter câncer de pulmão”, detalha o médico radiologista.

No rastreio, os agentes de saúde ou outros profissionais da área de Jóia fazem uma curta entrevista com os fumantes, e a partir das respostas são selecionadas as pessoas com maior risco. Atualmente a fase de entrevistas está em andamento e essa ação, nos moldes como é feita no município joiense, é considerada inédita no país. A intenção é levar o projeto para outras cidades gaúchas.

Segundo a secretária de Saúde do município, Isadora Fontana, o projeto foi apresentado previamente aos profissionais que integram a pasta, para que a equipe pudesse ter o devido entendimento da proposta.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 16/12/2022

Compartilhe!