A Secretaria de Educação e Cultura (Smec) realizou quarta-feira (17) encontro com as Diretoras das escolas municipais onde foi discutido como será o início do ano letivo 2021, visto a pandemia.

A Secretária Clarice Casarotto informou que o retorno às aulas será para todas as modalidades de ensino: Anos iniciais e finais, educação infantil Pré 1 e 2. As atividades serão desenvolvidas através do ensino híbrido, ou seja, aulas presenciais e remotas (distância).

A principal preocupação é quanto aos cuidados necessários de proteção aos alunos, professores e funcionários em relação ao covid-19. Medidas deverão ser adotadas nas escolas e nas salas de aula visando a prevenção ao contágio da doença.

Entre as regras a serem seguidas para as aulas presenciais estão: aferição da temperatura corporal, higienização dos ambientes, das classes e das mãos com álcool, turno de três horas de aula sem intervalo para o recreio e merenda em sala de aula, entre outros critérios.

Transporte Escolar

Os ônibus deverão transportar os alunos com 50% por cento de sua capacidade total de acentos. Os mesmos cuidados de higienização da escola também deverão ser observados nos veículos escolares.

Termo de consentimento

Os pais ou responsáveis pelos alunos das escolas municipais devem procurar a Direção da sua escola para assinar o Termo de Consentimento, onde será autorizado se o filho vai frequentar as aulas do modo presencial ou remoto (em casa).

Período de adequação

A Secretária Clarice Casarotto chama a atenção de todos para o período inicial de adequação, ela disse que: “é o início de um ano letivo totalmente atípico e diferente seguindo os decretos do Estado. Precisamos resgatar aos pucos a aproximação entre Professor-Aluno que é fundamental para uma melhor aprendizagem”.

Fonte: Secretaria de Educação e Cultura

Data de publicação: 19/02/2021