A Secretaria de Saúde informa que quem apresentar algum sintoma do coronavírus poderá entrar em contato com a equipe de profissionais através do telefone (55) 9.8452-0056.

Uma reunião nesta segunda-feira (16/03) com as equipes de saúde de Jóia, possibilitou a criação do plano de ação de combate ao coronavírus na cidade. Até o momento não possuímos nenhum caso suspeito, porém no município de Ijuí, nossa referência, já possui.

O coronavírus-COVID19 é uma mutação de um dos vírus causadores da gripe e resfriado, transmitido por gotículas expelidas na tosse e espirro, que ficam presentes no ar, nas mãos, superfícies como bancada, maçanetas e celulares. Para impedir a contaminação, evite aglomerações, lugares fechados, abraços e apertos de mãos, além de não compartilhar chimarrão ou garrafa de água, lavar adequadamente e regularmente as mãos, com água e sabão, e usar álcool gel.

A Secretaria Municipal de Saúde vem por meio deste orientar a comunidade de como proceder em caso de suspeita de contaminação pelo coronavírus/COVID-19. A equipe está seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, para isso está sendo comprados EPIS – equipamentos de proteção individual, álcool em gel e outros itens necessários para que os profissionais da saúde utilizem como forma de prevenção.

Ficou definido que no município de Jóia, caso uma pessoa apresente os sintomas do coronavírus, deve entrar em contato com o número da Secretaria de Saúde através do telefone (55) 9.8452-0056, onde será orientado e informado de quais as medidas a serem tomadas, pelo próprio paciente e pela equipe de Saúde.

Solicitamos para que aqueles que viajaram recentemente e que apresentam febre e sintomas respiratórios, como tosse, dificuldade ou dor para respirar, produção de escarros, congestão nasal, dor de garganta, devem evitar aglomerações e entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde.

Pedimos à colaboração de toda a população, que de preferência venha até a Unidade Básica de Saúde ou Pronto Atendimento apenas em casos de extrema necessidade, a fim de diminuir a circulação e aglomeração, pois só serão atendidos casos de urgência e emergência.

Data de publicação: 17/03/2020