O Poder executivo está preocupado com o consumo excessivo e sem consciência da comunidade em relação a água. Alertamos que estamos em um período de poucas chuvas e por isso a água deve ser usada com moderação!

O coordenador Municipal da Defesa Civil, Oneide Sassi, orienta a população de Jóia, quanto ao consumo da água dos poços artesianos. “Devemos priorizar, racionar e cuidar, pois caso uma estiagem venha assolar nosso município e os poços não atenderem as demandas, as nossas alternativas são mínimas” ressalta Oneide.

“Temos relatos de moradores que possuem piscinas em suas residências estarem trocando a água de duas a três vezes por semana, molhando a grama todas as noites e pequenas lavouras sendo irrigadas, além de desperdício de água com ações como lavar o carro e calçadas com água correndo a vontade. Pedimos para a comunidade ter mais consciência com o uso da água, caso contrário, ela faltará”.

ALERTA IMPORTANTE - No verão, com esses calores excessivos, devemos ficar em alerta quanto a qualidade do ar, da água e na proteção aos raios solares. O consumo de 1 a 2 litros de água potável por dia é muito importante para a nossa saúde, assim como a ingestão de frutas e verduras. Alertamos também para o cuidado com as instalações elétricas, não deve sobrecarregar uma tomada com equipamentos eletrônicos. É muito importante uma revisão na rede elétrica dentro de casa por um profissional da área, para evitar princípios de incêndios. Cuidado com o armazenamento de alimentos, nos dias muito quentes a geladeira não consegue manter refrigerado os alimentos, principalmente se ela for aberta muitas vezes ao dia. 

A Secretaria da Saúde através de sua secretária, Isadora Fontana, alerta a população para alguns cuidados, principalmente com idosos e crianças quanto ao problema respiratório, estes por estarem mais vulneráveis. A baixa umidade do ar provoca coceira nos olhos, o nariz pode sangrar e a pele resseca, pode haver desidratação e doenças diarreicas, são alguns sintomas que em um período de seca aparecem mais frequentemente e podem ser prevenidos com boa alimentação, bastante água e soro fisiológico.

Data de publicação: 03/01/2020

Compartilhe!