O Escritório local da EMATER faz um alerta para os produtores rurais de Jóia, sobre o uso de 2,4-D e outros agrotóxicos hormonais.

A partir de agora, os produtores rurais que presenciarem irregularidades no uso de 2,4-D e outros agrotóxicos hormonais, em culturas sensíveis como macieira, videira, oliveira, nogueira-pecã, erva-mate, tomate e demais hortaliças, têm um canal de denúncia na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR). A secretaria abriu canais de denúncia exclusivos para a ocorrência de derivas pelo e-mail denunciahormonais@agricultura.rs.gov.br ou pelo WhatsApp, número (51) 98412-9961.

Para efetuar a denúncia, o denunciante deverá fornecer informações como:

- Localização da aplicação (município, distrito, localidade, pontos de referência);
- Data da aplicação/data da detecção dos sintomas de fitotoxidade;
- Horário da aplicação;
- Nome do proprietário/propriedade que está aplicando;
- Cultura afetada;
- Nome do proprietário da propriedade afetada;
- Sempre que for possível, encaminhar fotos e/ou vídeos junto às informações da denúncia.

Após a denúncia, a Secretaria da Agricultura deverá encaminhar até o local um profissional para fazer a checagem e coleta de materiais, se assim for necessário.

Informamos que o procedimento acima não possui o caráter de comprovar se houve ou não crime ambiental. Se o agricultor que fez a denúncia desejar ressarcimento pelo dano, ele deverá buscar seus direitos pelas vias judiciais.

Fonte: EMATER

Data de publicação: 27/11/2019

Compartilhe!