Prefeitos de todo o Brasil se mobilizam em Brasília para que seja aprovado o projeto que garante aos municípios 15% do dinheiro dos royalties da extração de petróleo da camada do pré-sal. Ontem, dia 08 de outubro, na parte da tarde, houve mobilização liderada pela Confederação Nacional dos Municípios e pela Associação dos Municípios do Planalto Médio (AMUPLAM).

Estão na Capital Federal, o presidente da AMUPLAM e prefeito de Jóia – Adriano Marangon, prefeito de Coronel Barros - Edson Arnt, prefeito de Bozano – Ernesto Nicoletti e prefeito de Nova Ramada – Marcos Bandeira.

O presidente da AMUPLAM, Adriano Marangon, disse que as prefeituras já fecharam acordo em receber 15% dos royalties do petróleo do pré-sal. A ideia é que cada município receba montante de recursos conforme o número de habitantes. Com isso, municípios com até 10 mil habitantes devem receber em torno de R$ 850 mil reais.

Adriano Marangon ainda observa que é urgente a aprovação do projeto no Congresso Nacional, pois o governo federal deverá realizar no próximo mês um leilão sobre a cessão onerosa de petróleo na camada do pré-sal.

Data de publicação: 09/10/2019