Nova Secretária de Saúde dará prosseguimento nos programas de atendimento no interior

No dia 1 de fevereiro assumiu a nova Secretária Municipal de Saúde. Isadora Fontana é natural de Jóia e é formada em enfermagem pela Unijui e pós-graduada em Enfermagem do Trabalho pela Uninter. Trabalhou como enfermeira na UPA em Cruz Alta e enfermeira do trabalho na Cotrijuí em Ijuí. Trabalha há dois anos na Secretaria de Saúde de Jóia, atuando anteriormente como coordenadora.

“Vai ser um desafio para mim, mas conto com o apoio da Administração Municipal, aonde vamos trabalhar em conjunto com as demais secretarias. A Secretaria de Saúde possuí uma equipe qualificada”, ressaltou Isadora. De acordo com a Secretária, será dado o prosseguimento nos programas de atendimento na cidade e no interior, além do transporte de pacientes e demais atividades. “Estamos organizando uma visita em todas as comunidades e nas escolas do município para escutar as demandas da população. Além disso, os veículos estão sendo revisados para melhor atender a população que utiliza os mesmos”.

No mês de março a Secretaria de Saúde irá realizar visitas nas escolas, com o objetivo de dar o prosseguimento no PSE (Programa de Saúde nas Escolas), que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida para crianças e adolescentes.

Já no mês de abril iniciará os atendimentos na área rural do município. Segundo a Secretária de Saúde, já está sendo estudado o cronograma de atendimento no interior. Neste mesmo mês voltará o atendimento da nutricionista, fonoaudióloga e fisioterapeuta.

A Secretária ainda ressaltou que o Estado não está repassando os valores para a saúde desde o mês de agosto de 2018. “O que nos mantêm são os recursos próprios e da União”, explica Isadora. “Devido ao baixo orçamento e a falta de repasse do Estado daremos prioridade as demandas de urgência e emergência. Mas na medida do possível nós vamos tentando reorganizar o fluxo”. Para finalizar, a Secretária informou que já foi feita a licitação para a compra de novos medicamentos, que serão repostos na farmácia da Unidade de Saúde.