Prefeito Adriano Marangon participa de reunião no Palácio do Planalto

Na quarta-feira, dia 10 de abril, o Prefeito de Jóia e Presidente da Associação dos Municípios do Planalto Médio – Amuplam, Adriano Marangon de Lima, participou de uma reunião no Palácio do Planalto, juntamente com os demais prefeitos da Amuplam e da Amuceleiro, com o superintendente da Casa Civil, Vicente Santini.

Em pauta estava a reativação da aduana de Porto Soberbo, sendo que uma das principais preocupações dos prefeitos da região é com a segurança, saber quem e o que entra nessa região de fronteira. “Este foi o primeiro passo, a demanda será encaminhada para o setor competente para analisar o investimento e a viabilidade deste pedido. A demanda vem de encontro com o compromisso do governo de fortalecer a segurança”, explica Adriano.

A luta dos municípios que compõem o Consórcio Rota Turística do Yucumã, vem desde 2013, quando o posto aduaneiro foi fechado. Desde então, não há qualquer controle alfandegário no lado brasileiro, prejudicando os turistas argentinos interessados em visitar os atrativos da região, como o Salto do Yucumã. Além da falta de controle, há relatos que a ausência de fiscalização fez aumentar o contrabando e o tráfico de drogas e armas naquela parte da fronteira.

Uma sequência de reuniões e audiências foram realizadas com o objetivo de discutir os caminhos para sanar esta demanda.