Secretaria de Saúde de Jóia faz alerta epidemiológico sobre a contaminação por leptospirose

A leptospirose é uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. É uma zoonose (doença de animais) que pode acometer seres humanos de todas as idades e em ambos os sexos. Na maioria (90%) dos casos de leptospirose a evolução é benigna (doença branda e não progressiva).

A leptospirose acomete roedores, mamíferos silvestres, animais domésticos (cães, gatos) e outros animais de importância econômica (bois, cavalos, porcos, cabras, ovelhas). Esses animais, mesmo quando vacinados, podem tornar-se portadores assintomáticos e eliminar a bactéria junto com a urina. A transmissão ocorre, principalmente, através do contato com a água ou lama de enchentes, esgotos e rios contaminados com urina de animais portadores, terrenos baldios com a presença de ratos também podem facilitar a transmissão da leptospirose.

A Leptospira interrogans multiplica-se nos rins desses animais sem causar danos, e é eliminada pela urina, às vezes por toda a vida do animal. A Leptospira interrogans penetra através da pele e de mucosas (olhos, nariz, boca) ou através da ingestão de água e alimentos contaminados. A presença de pequenos ferimentos na pele facilita a penetração, que pode ocorrer também através da pele íntegra, quando a exposição é prolongada.

Sintomas de leptospirose: Os mais frequentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe e a dengue. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer vômitos, diarreia e tosse. Nas formas mais graves geralmente aparece icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e há a necessidade de cuidados especiais em caráter de internação hospitalar. O doente pode apresentar também hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, que podem levar à morte.

A Secretaria Municipal da Saúde alerta para as pessoas evitarem contato com as águas do rio Lajeado Bonito.